Diretrizes para a Compatibilização Semântica de Sistemas de Organização do Conhecimento em Biodiversidade
Resumo
A presente pesquisa versa sobre a compatibilização semântica de Sistemas de Organização do Conhecimento voltados para o domínio da Biodiversidade, tendo como objetivo geral propor diretrizes para a compatibilização terminológica entre diversos vocabulários usados na indexação de bases de dados em Biodiversidade. Para tal, os objetivos específicos desdobram-se em estudar os conceitos de compatibilização semântica propostos pela Ciência da Informação e Investigar as possibilidades de aplicação das técnicas de compatibilização semânticas na integração de bases de dados de Biodiversidade. Com a finalidade de alcançar os objetivos específicos foi realizado buscas em bases de dados da área da Ciência da Informação com fins de identificar autores basilares que estudam a temática e foi realizado um estudo empírico com termos presentes no projeto Pró Espécies, cujo objetivo é unificar informações acerca de espécies brasileiras. A análise dos termos e as investigações na literatura serviram de base para propor as diretrizes voltadas para a compatibilização. Conclui-se que realizar a compatibilização semântica com vistas a integração semântica não é uma tarefa fácil, mas que as pesquisas que versam sobre compatibilização e compartilhamento de dados podem mostrar um caminho a ser seguido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).