O estágio de docência, a mediação pedagógica e a formação de docentes na Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil

um estudo descritivo das práticas na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (MTC)

Autores

  • Maurício José Morais Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Resumo

A investigação relata as experiências e os sentidos do estágio de docência na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, nos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Alimentos da UFPB, e sua relevância na formação de docentes na Pós-Graduação em Ciência da Informação. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado entre agosto e dezembro de 2023, com coleta de dados via observação participante e relato de experiência. Discute a mediação da informação e pedagógica no estágio, dialogando com autores como Gomes (2020), Rabello (2023), entre outros. O estudo evidencia que o estágio de docência contribui significativamente para a formação dos pós-graduandos em CI, permitindo o exercício do magistério superior com acompanhamento docente. Reconhece o desafio da docência no Ensino Superior, especialmente em cursos de bacharelado, e reforça a importância do Estágio de Docência como espaço fundamental para a formação docente na Pós-Graduação em CI e para a inserção no magistério superior.

Biografias Autor

Maurício José Morais Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Mestre em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Bibliotecário e Docente do Centro Universitário UNDB.

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciˆência da Informação (PPGCI/UFPB). 

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação (UnB). Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da UFCA; Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Costa, M. J. M., Chaves, I. T., & Bernardino, M. C. R. (2024). O estágio de docência, a mediação pedagógica e a formação de docentes na Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil: um estudo descritivo das práticas na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (MTC). PRISMA.COM, (50), 64–82. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/14429

Edição

Secção

Artigos