O estágio de docência, a mediação pedagógica e a formação de docentes na Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil
um estudo descritivo das práticas na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (MTC)
Resumo
A investigação relata as experiências e os sentidos do estágio de docência na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, nos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Alimentos da UFPB, e sua relevância na formação de docentes na Pós-Graduação em Ciência da Informação. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado entre agosto e dezembro de 2023, com coleta de dados via observação participante e relato de experiência. Discute a mediação da informação e pedagógica no estágio, dialogando com autores como Gomes (2020), Rabello (2023), entre outros. O estudo evidencia que o estágio de docência contribui significativamente para a formação dos pós-graduandos em CI, permitindo o exercício do magistério superior com acompanhamento docente. Reconhece o desafio da docência no Ensino Superior, especialmente em cursos de bacharelado, e reforça a importância do Estágio de Docência como espaço fundamental para a formação docente na Pós-Graduação em CI e para a inserção no magistério superior.
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