La teoría y la interdisciplinariedad en la formación de profesionales de la información en Cuba
Resumo
La formación de profesionales de la información en Cuba se encauza desde el Departamento de Ciencias de la Información de la Facultad de Comunicación de la Universidad de La Habana. Una aproximación a su contexto histórico permite apreciar la evolución de las concepciones y los diferentes planes de estudios. A partir del 2008, la formación de estos profesionales se estructura y materializa a través del Plan de Estudios D. En este Plan, ocupan un lugar importante la teoría y la visión interdisciplinar. Ello se evidencia, en las relaciones entre disciplinas, la declaración de los propósitos, los autores de referencia, los conceptos básicos y las principales propuestas de las asignaturas asociadas a los fundamentos.Downloads
Publicado
2016-03-25
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).