Os Portugueses no Discurso Mediático Europeu: as notícias sobre a crise financeira

Autores

  • Irina Veríssimo Szeremeta
  • Luísa Aires

Resumo

O discurso dos media tem uma grande importância na construção da imagem do Outro e, por consequência, influencia as relações interculturais. Neste estudo, procurou-se analisar o discurso de cinco jornais europeus para caraterizar Portugal na crise financeira de 2011. Para a consecução deste objetivo, foram analisados 25 artigos sobre a crise portuguesa, publicados em 5 jornais de diferentes países europeus. Nas notícias estudadas, os Portugueses são associados a atributos pouco valorizados na escala de valores europeia, como a pobreza, a desorganização, a corrupção ou a preguiça. Dominam, ainda, as referências a instituições e personalidades ligadas às União Europeia, em detrimento da alusão aos cidadãos portugueses. Portugal e outros países que enfrentam a crise financeira, como Espanha ou Grécia, são apresentados através de uma terminologia frequentemente pejorativa. As notícias analisadas adotam um estatuto moralizador, insistindo na identificação dos responsáveis pela crise e associando a austeridade a uma “pena” que conduzirá reabilitação do país.  Neste estudo, observa-se uma clara demarcação entre o Nós e os Outros, associando-se os Outros a um duplo estereótipo: diferentes e pobres.

 

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Publicado

2015-05-25

Como Citar

Szeremeta, I. V., & Aires, L. (2015). Os Portugueses no Discurso Mediático Europeu: as notícias sobre a crise financeira. PRISMA.COM, (29), 95–120. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1833

Edição

Secção

Artigos