O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares
Resumo
O artigo centra-se na reflexão sobre o potencial educacional das tecnologias com georreferenciação, realidade aumentada e respetivas aplicações de sociabilidades e conhecimentos localmente hiperconectados. Começa-se por uma abordagem do conceito de território hipermediatizado, de modo a tornar claro que o enfoque está na relação de convergência e mixagem entre dinâmicas sociais e territórios densos de significado que são desvelados tendo o mapa digital como interface e mediador. Mapa e território, material e imaterial, confluem possibilitando aos sujeitos aceder a novas informações e relações. Esta abordagem é apresentada como estratégia didático-pedagógica de trabalho com os alunos da disciplina de Projeto da Universidade de Aveiro, no seio da qual se produzem protótipos de aplicações imbuídas desta perspetiva. Neste sentido são apresentadas cinco aplicações que são o fruto deste procedimento de trabalho projetual, permitindo ao mesmo tempo dar conta do potencial pedagógico-didático e formativo ínsito na idealização e no uso destas aplicações.Downloads
Publicado
2015-03-25
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).