A lousa digital na ação docente
Resumo
Este artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa que, atualmente, encontra-se disponível em alguns espaços educacionais. A pesquisa contou com a colaboração de futuros professores, professores em exercício e em formação continuada. Os colaboradores responderam algumas questões relacionadas ao uso pedagógico da lousa digital, as quais foram disponibilizadas em um formulário online. A análise do questionário está fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir das ideias centrais recorrentes, expressas no questionário, construímos três discursos coletivos: DSC1 – A lousa digital como recurso interativo; DSC2 – Ensinar e aprender com a lousa digital e DSC3 – Potencialidades e limitações da lousa digital. A pesquisa mostrou que os professores reconhecem a importância do uso de diferentes tecnologias em sala de aula e, sobretudo, a necessidade de aprender a usar este recurso tecnológico e criar ou buscar atividades que facilite o ensinar e o aprender.Downloads
Publicado
2015-03-25
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).