A utilização de plataformas web nas práticas comunicativas das bibliotecas públicas portuguesas
Resumo
Face à emergência das tecnologias 2.0 e impacto que têm tido nas práticas comunicativas da sociedade, surgem propostas para um novo modelo de biblioteca, cujos serviços se configuram num maior envolvimento do cidadão e estimulam a sua participação. As plataformas web, sobretudo as redes e media sociais gratuitos disponíveis, apresentam-se como meios privilegiados para efetivar uma interação contínua entre biblioteca e seus utilizadores.Neste artigo apresentamos um mapeamento da utilização de plataformas web pelas bibliotecas públicas portuguesas, resultado de um inquérito realizado em Junho de 2013. São identificadas as plataformas mais utilizadas nas suas práticas comunicativas, nomeadamente redes e media sociais, bem como, vantagens e desvantagens sentidas na utilização de plataformas participativas. Nos casos em que estas não são utilizadas, são identificadas as principais razões.
Downloads
Publicado
2013-04-01
Como Citar
Lima, C. R., Marcial, V. F., & Alvelos, H. (2013). A utilização de plataformas web nas práticas comunicativas das bibliotecas públicas portuguesas. PRISMA.COM, (21), 56–75. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1937
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).