Distinções Educativas entre Rádio e Podcast
Resumo
Este artigo busca apresentar rádio e podcast como tecnologias educativas distintas utilizando como critério uma reflexão acerca de suas apartadas implicações nesse âmbito. Para tanto, levanta-se a bibliografia da área no que tange à relação citada a fim de articular tais estudos com uma consideração conceitual das tecnologias em questão. Tal consideração, norteada por uma perspectiva educacional freireana, pauta-se por um foco nos quesitos de uso das tecnologias, assumindo como periféricos os aspectos técnicos destas. Nesse direcionamento, a natureza “sob demanda” do podcast é analisada em sua ligação com características produtivas e educativas distintas do rádio, análise que é apoiada na exposição analítica dos modos de uso social particular de cada uma dessas tecnologias, relacionando-as, por fim, a contextos educativos escolares e não escolaresDownloads
Publicado
2012-04-01
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).