A evolução da Web rumo à Web Semântica
Resumo
Definir o que é uma URI (Uniform Resource Identifier) é um dos problemas fundamentais por trás da interoperabilidade semântica na Web. Trata-se de uma questão crucial para a sua próxima geração: o que significa uma URI? A Web é uma rede universal que nomeia recursos informacionais usando URIs. O problema surge quando na Web Semântica, URIs são usadas também para referir a recursos no mundo - coisas no universo do discurso e não apenas arquivos eletrônicos. Como referir-se a coisas fora da web? Que natureza de recurso uma URI denotaria nesse caso? Seria a URI a identidade da coisa no universo do discurso, ou um arquivo descritivo dessa coisa? Como determinar a identidade daquilo que é designado por uma URI? Esse problema de identidade de um recurso tem sido debatido na comunidade da Web Semântica por mais de uma década. Pensar o problema como relativo ao "significado" do recurso referido nos remete a questões filosóficas clássicas (de significado e referência), longamente debatidas em filosofia da linguagem. Essas questões teóricas devem ser revisitadas se considerarmos a Web como base da representação do conhecimento, como é o caso na Web Semântica. Os debates sobre o significado e status referencial de uma URI que ocorrem na Web Semântica são análogos aqueles sobre o significado e referência de nomes que tem lugar na filosofia da linguagem. Este artigo discute o problema da identidade na Web Semântica sob o olhar da filosofia da linguagem.Downloads
Publicado
2012-04-01
Edição
Secção
Artigos do CONTECSI
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).