O jornalismo e as redes sociais: participação, inovação ou repetição de modelos tradicionais?
Resumo
Com a ampla disseminação das redes sociais a divulgação de informação deixou de ser monopólio ou exclusividade dos jornalistas. Os antigos receptores agora funcionam também como emissores, com suas vozes a ecoarem pelas redes sociais das quais fazem parte. Justamente nesse sentido e interessados na participação deste leitor-comentador é que direccionamos o objectivo deste estudo, verificar como os jornais Portugueses Público e Jornal de Notícias se utilizam das redes sociais, nomeadamente do Facebook e do Twitter e como gerem esse espaço.Downloads
Publicado
2010-04-03
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).