Do e-Learning tradicional ao e-Learning 2.0
Resumo
Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-Learning que é já conhecida como e-Learning 2.0 ou social e-Learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução no paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas virtualidades no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a ideia será esbater e eliminar barreiras físicas, sociais e culturais e levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interessesDownloads
Publicado
2009-04-05
Como Citar
Bottentuit Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2009). Do e-Learning tradicional ao e-Learning 2.0. PRISMA.COM, (8), 63–76. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2063
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).