Vozes do povo e vozes do poder: uma análise dos atores das notícias do principal telejornal brasileiro
Resumo
Este trabalho expõe os resultados de pesquisa sobre as vozes presentes nas notícias do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão – o telejornal com maior alcance e audiência no Brasil. A partir da análise de conteúdo de 232 matérias jornalísticas veiculadas em duas semanas estratificadas do jornal no segundo semestre de 2004, verificou-se a forma de identificação dos atores pelo telejornal, se a fala era intencionada ao programa ou não, a maneira como foi apropriada esta fala (citada ou gravada), o tipo e ramo de atividade dos falantes, o seu sexo e o tema predominante da matéria em que aparece. A pesquisa conclui que há, nas matérias jornalísticas do Jornal Nacional, uma forte polarização de vozes em duas vertentes: num extremo, os integrantes do governo, do Estado e das instituições públicas (30% das vozes) – na maioria homens que oferecem dados brutos e explicações aos jornalistas sobre temas sérios. Noutro, os cidadãos comuns (32,2% das vozes), mais homogeneamente distribuídos entre homens e mulheres, que servem, em geral, de elementos ilustrativos das matérias: dificilmente fornecem informações relevantes para a construção das notícias, mas estão fortemente presentes nelas.Downloads
Publicado
2005-04-09
Edição
Secção
Artigos
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