Os Processos de Mediação de Ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa
Resumo
A comunicação de temas científicos não se esgota no processo de “fornecimento” de informação aos cidadãos; antes, essa comunicação alimenta várias questões que ultrapassam a mera transmissão de conhecimento e que dizem respeito ao entendimento da ciência no mundo actual, ao papel do cientista na sociedade, às consequências do desenvolvimento científico e tecnológico, à formação de opiniões e atitudes em relação à ciência, entre outras. É neste sentido que urge a compreensão dos processos de mediação, e respectivas múltiplas dimensões que estão implícitas nesse modo de comunicação. Mais do que privilegiar uma análise de “informação sobre a informação” nos programas de ciência, importa identificar, entre outros, como se constrói a trama narrativa, a partir dos diversos recursos comunicativos disponíveis e como esta se objectiva na qualidade e eficácia comunicativa e funcional destes programas. Para este primeiro momento do estudo serão considerados 179 programas de um total de 310 programas de divulgação científica recolhidos. O trabalho de dissecação dos programas sobre ciência baseou-se no respectivo visionamento e análise, à luz de uma grelha analítica construída para o efeito. Privilegiando-se um conjunto de dimensões como mediação geral, modalidades de expressão, agentes e técnicas de mediação, técnicas narrativas e retórica dominante, entre outras, pretendeu-se averiguar a influência da combinação destas dimensões na eficácia e qualidade comunicativa dos programas televisivos analisados, sobre ciência.Downloads
Publicado
2005-04-09
Edição
Secção
Artigos
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).