Novas formas de financiamento no jornalismo sem fins lucrativos
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de propor modelos de financiamento da atividade jornalística nos dias de hoje, com base em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, a partir dos levantamentos de Paulino e Xavier (2015) e Agência Pública (2016). Aborda o contexto histórico do modelo de financiamento adotado pelo jornalismo desde o século XVIII ao século XX, tido como tradicional, até a chegada dos modelos de financiamento para o jornalismo sem fins lucrativos, ascendido após o século XXI com o surgimento da internet. Por fim, apresenta doze modelos de financiamento jornalístico em um contexto pós-industrial. Considera-se que a relação histórica da publicidade com o jornalismo se modificou, perdendo seu protagonismo, principalmente a partir do surgimento de novas ferramentas tecnológicas e as possibilidades proporcionadas pela internet.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).