Ciência da Informação e Sistemas de Informação: (re)exame de uma relação disciplinar
Resumo
Num evento como o CONTECSI, que vai já na quarta edição, com um acréscimo notável de participantes e um reconhecimento muito para além dos horizontes geográficos do Brasil, é natural tomar os Sistemas de Informação, enquanto disciplina de base tecnológica desenvolvida no ambiente organizacional, como temática central na sessão plenária dedicada, desde o ano passado, à Ciência da Informação. Daí que, nesta comunicação, se pretenda analisar e discutir que tipo de relação existe já, ou está em construção, entre a disciplina Sistemas de Informação e a Ciência da Informação, a partir da concepção de C.I. que vem sendo desenvolvida na Universidade do Porto.Os conceitos operatórios de transdisciplinaridade e de interdisciplinaridade enquadram a análise e o debate visado, assim como uma incursão inevitável pelo confronto positivismo e relativismo, que o neo-cientismo pode, talvez, ajudar a superar. São, aliás, fundamentais, tendo em conta que a Ciência da Informação, na perspectiva que perfilhamos, joga o seu êxito e maturação epistemológica na combinação dos dois vectores trans e inter disciplinar. Importa, pois, saber se os contactos entre a C.I. e os SI - disciplinas, à partida, diferentes, uma concebida no campo das Ciências Sociais, e a outra de raíz tecnológica, modelada no seio da informática -, configuram uma interpenetrabilidade extensa ou uma mera convergência regular, ou irregular, em torno de questões comuns.
Downloads
Publicado
2007-04-09
Edição
Secção
Artigos do CONTECSI
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).