Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
  • Clara Pereira Coutinho Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho

Resumo

Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens.

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Publicado

2008-04-28

Como Citar

Junior, J. B. B., & Coutinho, C. P. (2008). Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. PRISMA.COM, (6), 125–140. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217

Edição

Secção

Artigos