Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
  • Clara Pereira Coutinho Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho

Resumo

Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens.

Downloads

Publicado

2008-04-28

Edição

Secção

Artigos