As estratégias informacionais de um pesquisador: análise do comportamento e da competência informacional dos discentes de um programa de pós-graduação em administração de empresas
Resumo
Os estudos sobre o comportamento e a competência informacional são relevantes na chamada Sociedade da Informação, pois a Internet ampliou o uso/acesso e a produção de novas informações de maneira exponencial. Nesse contexto os Programas de Pós-Graduação devem capacitar os discentes para que haja uma independência na realização das pesquisas, incentivando assim a produção científica. O principal objetivo do trabalho foi analisar o comportamento e a competência informacional dos discentes de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração de Empresas. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza descritiva com uma análise quantitativa, optou-se pela aplicação de um questionário com a população–alvo, tendo como base uma escala de avaliação de um a cinco. Os resultados encontrados revelam que os discentes entendem o processo de busca, na medida em que aceitam a Internet como um caminho para acessar informações, todavia ainda não se apropriaram completamente das fontes consideradas de comunicação formal e das estratégias mais elaboradas para realização das buscas.
Palavras-chave: Comportamento informacional, Competência informacional, Estratégia informacional, Administração de empresas
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).