Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as publicações de uma Faculdade de Educação brasileira em livros e capítulos de livros. Contextualiza a comunidade estudada e o veículo de comunicação científica formal livro, bem como faz breve discussão sobre o comportamento de publicação da área da educação e áreas afins. Pesquisa cientométrica, de caráter exploratório e descritivo. Com recorte temporal de 2000 a 2015, os livros e capítulos representaram um total de 2740 registros, ou 17,97% do total da produção. Quando verificados os itens com maior número de circulação na biblioteca, verifica-se que existe ligação entre estes e a produção docente da unidade, sendo que dos 50 títulos com maior número de empréstimos, 15 pertencem à produção intelectual da faculdade. Conclui-se que na comunidade pesquisada, os livros mantêm importância como veículo de comunicação científica, bem como pôde ser verificado a circulação destas informações.
Palavras-chave: Comunicação científica. Livro. Produção científica. Faculdade de Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).