Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins

Autores

  • Ana Gabriela Clipes Ferreira Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clóvis Milton Duval Wannmacher Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as publicações de uma Faculdade de Educação brasileira em livros e capítulos de livros. Contextualiza a comunidade estudada e o veículo de comunicação científica formal livro, bem como faz breve discussão sobre o comportamento de publicação da área da educação e áreas afins. Pesquisa cientométrica, de caráter exploratório e descritivo. Com recorte temporal de 2000 a 2015, os livros e capítulos representaram um total de 2740 registros, ou 17,97% do total da produção. Quando verificados os itens com maior número de circulação na biblioteca, verifica-se que existe ligação entre estes e a produção docente da unidade, sendo que dos 50 títulos com maior número de empréstimos, 15 pertencem à produção intelectual da faculdade. Conclui-se que na comunidade pesquisada, os livros mantêm importância como veículo de comunicação científica, bem como pôde ser verificado a circulação destas informações.


Palavras-chave: Comunicação científica. Livro. Produção científica. Faculdade de Educação.

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

Ferreira, A. G. C., & Wannmacher, C. M. D. (2018). Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins. PRISMA.COM, (36), 23–40. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3924