O uso da folksonomia na atualização de vocabulários controlados da área da Pediatria
Resumo
Apresenta análise transversal de folksonomias para estudo da linguagem dos usuários de informação na área de Pediatria. Tem como pressuposto de pesquisa que as tags podem ser fonte de coleta de candidatos a termos para atualização de vocabulários controlados. O objeto de estudo são as tags armazenadas e compartilhadas através do ambiente online CiteULike. Usou-se dois conjuntos de dados, cada um formado por um corpus de pesquisa (tags) e um corpus textual (artigos científicos compartilhados por pelo menos dois usuários da ferramenta). As tags foram validadas tanto no corpus textual quanto em um vocabulário controlado da área médica. Foram analisadas 195 tags de 2011, das quais 93% foram validadas, e 282 tags de 2017, com validação de 79%. Conclui-se que as tags são boas fontes para a identificação de candidatos a termos, assim como de variantes para enriquecer vocabulários controlados e alimentar sistemas de remissivas de catálogos de autoridades de assunto.
Palavras-chave: Representação da informação. Organização do conhecimento. Vocabulários controlados. Folksonomi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).