Preservação de acervos digitais: um estudo bibliométrico
Resumo
Apresenta um estudo bibliométrico que indica características da produção científica sobre o tema preservação digital. Os dados foram coletados na base de dados LISA - Library and Information Science Abstracts, sendo identificadas 1.671 referências. Destas, foram identificados os autores mais produtivos assim como os seus países de origem e instituições de vínculo, a tipologia documental predominante e os periódicos onde se concentram maior número de referências. Os trabalhos identificados cobriram uma abrangência temporal de 30 anos (1986 – 2015) e 2009 foi o ano com maior número de publicações sobre preservação digital. É possível afirmar que o tema da preservação digital ganhou importância e destaque na produção acadêmica da área da ciência da informação a partir de 2007. A autora com maior número de registros foi Judy Duke, editora de uma revista de divulgação indexada na LISA, que trata de tecnologias aplicadas em bibliotecas. O país com maior quantidade de autores foi os EUA. No Brasil não houve destaque para autores. Os autores da base LISA têm média colaborativa de 1,6. O periódico científico que mais se destacou pelo número de referências sobre preservação digital foi o Liber Quarterly: Journal of European Research Libraries. A tipologia documental encontrada nas análises foi Journal Article (1.662), Conference paper (8) e Magazine (1). Verificou-se que a palavra “libraries” está presente em 967 trabalhos, destacando o tema da área da Biblioteconomia. Considera-se que este trabalho foi uma primeira imersão sobre o tema da produção científica sobre preservação digital, sendo válido dar continuidade a estas análises, incluindo buscas em outras fontes de informação da área da ciência da informação.
Palavras-chave: Preservação digital. Comunicação científica. Produção científica. Bibliometria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).