Mensuração da produção académica de um programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação

Autores

  • Marcus Cesso Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Luc Quoniam Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS - Brasil / Université du Sud Toulon-Var - França.
  • Gleber Batista Ramão Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Resumo

A Plataforma Lattes é um banco de dados que organiza e disponibiliza os currículos dos pesquisadores no país. O Scriptsucupira é uma ferramenta computacional que faz a extração e organização dos dados da Plataforma Lattes, criando gráficos e tabelas dinâmicas com base em indicadores de produtividade dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu. Neste trabalho, estudou-se um Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, analisando os dados referentes à produtividade acadêmica, que permitiram avaliar a produção bibliográfica, a transparência e a responsabilidade social das pesquisas. A ferramenta descrita demonstrou-se eficaz na organização e disponibilização dos dados em análise de uma forma simples e de fácil manejo. Tais resultados tornaram-se importantes para a gestão do Programa em questão, especialmente em relação à produção técnica, possibilitando a criação de estratégias com vistas a alavancar a produtividade em pesquisa do curso, evitando, assim, surpresas desagradáveis no momento da avaliação quadrienal da CAPES.

Palavras-chave: Scriptsucupira; CAPES; Gestão em Saúde; Produtividade Acadêmica; Inovação.

Biografias Autor

Marcus Cesso, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração de Empresas (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-Graduação (Lato sensu) em Marketing pela Universidade de São Paulo / ECA.

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-Doutorado pela South University Toulon-Var (SUTV) - França. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - São Paulo, SP - Brasil. Doutor em Ciências Básicas - Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) - SP - Brasil.

Luc Quoniam, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS - Brasil / Université du Sud Toulon-Var - França.

Livre Docente em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Aix Marseille III (1996). Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação - Université Aix Marseille III (1988). Líder do Grupo de Pesquisa Lab4u pela UFSCAR. Pesquisador do laboratório IRSIC (EA4262) - Aix Marseille Université. Professeur des Universités - Université du Sud Toulon-Var. 

Gleber Batista Ramão, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Gestão de Sistemas de Saúde (PMPA-GSS)

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2019-04-03

Edição

Secção

Artigos