Mensuração da produção académica de um programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação
Resumo
A Plataforma Lattes é um banco de dados que organiza e disponibiliza os currículos dos pesquisadores no país. O Scriptsucupira é uma ferramenta computacional que faz a extração e organização dos dados da Plataforma Lattes, criando gráficos e tabelas dinâmicas com base em indicadores de produtividade dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu. Neste trabalho, estudou-se um Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, analisando os dados referentes à produtividade acadêmica, que permitiram avaliar a produção bibliográfica, a transparência e a responsabilidade social das pesquisas. A ferramenta descrita demonstrou-se eficaz na organização e disponibilização dos dados em análise de uma forma simples e de fácil manejo. Tais resultados tornaram-se importantes para a gestão do Programa em questão, especialmente em relação à produção técnica, possibilitando a criação de estratégias com vistas a alavancar a produtividade em pesquisa do curso, evitando, assim, surpresas desagradáveis no momento da avaliação quadrienal da CAPES.
Palavras-chave: Scriptsucupira; CAPES; Gestão em Saúde; Produtividade Acadêmica; Inovação.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).