Ferramentas Tecnológicas – Uma Estratégia à Avaliação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Resumo
Objetiva este estudo descrever o panorama de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no Brasil; conhecer o impacto na atenção do NASF no estado da Bahia e verificar como a ciência fisioterapia tem atuado no contexto do NASF em municípios baianos a partir do uso da tecnologia da informação. Metodologia. Estudo misto, realizado com 26 fisioterapeutas atuantes no NASF de 26 municípios que responderam questionários online entre os meses de julho-agosto/2016, através da ferramenta Google Drive. Os dados qualitativos e quantitativos foram transversalizados à análise avaliativo-compreensiva através de estratégia hologramática. Os resultados demonstraram a necessidade de remodelação das políticas públicas de saúde no Brasil, visto que apesar de existirem programas, como o NASF, que busquem legitimar os princípios norteados do sistema de saúde empregado no país, ainda verifica-se exiguidade, uma vez que a atenção não é igualitária a todo povo brasileiro. Conclui destacando a importância de recursos tecnológicos como ferramenta ao desvelamento das condições da saúde da população.
Palavras-chave: Envelhecimento. Fisioterapia comunitária. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Tecnologia da Informação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).