Ferramentas Tecnológicas – Uma Estratégia à Avaliação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Ana Gabriele Pereira de Souza Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luís Inácio Souza Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Karla Rocha Pithon Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Tatiane Dias Casimiro Valença Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Resumo

Objetiva este estudo descrever o panorama de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no Brasil; conhecer o impacto na atenção do NASF no estado da Bahia e verificar como a ciência fisioterapia tem atuado no contexto do NASF em municípios baianos a partir do uso da tecnologia da informação. Metodologia. Estudo misto, realizado com 26 fisioterapeutas atuantes no NASF de 26 municípios que responderam questionários online entre os meses de julho-agosto/2016, através da ferramenta Google Drive. Os dados qualitativos e quantitativos foram transversalizados à análise avaliativo-compreensiva através de estratégia hologramática. Os resultados demonstraram a necessidade de remodelação das políticas públicas de saúde no Brasil, visto que apesar de existirem programas, como o NASF, que busquem legitimar os princípios norteados do sistema de saúde empregado no país, ainda verifica-se exiguidade, uma vez que a atenção não é igualitária a todo povo brasileiro. Conclui destacando a importância de recursos tecnológicos como ferramenta ao desvelamento das condições da saúde da população.

Palavras-chave: Envelhecimento. Fisioterapia comunitária. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Tecnologia da Informação.

Biografias Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Titular, Pós-doutorada em Enfermagem. Departamento de de Saúde II,Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Doutorado em Estágio de Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto (2006) com período de estudos em Londres, Inglaterra. Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Líder de grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade; Linhas de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital e Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano.

Ana Gabriele Pereira de Souza Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Fisioterpaia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade.

Luís Inácio Souza Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Sistema de Informação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (Niefam), do grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade.

Karla Rocha Pithon, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Adjunto do Depto de Saúde I, Doutora em Medicina, Vice-coordenadora do Colegiado de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Tatiane Dias Casimiro Valença, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Professora Titular do Depto de Saúde I, do Curso de Graduação em Fisioterapia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Doutora em Memória. Pesquisadora do grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade.

 

Downloads

Publicado

2019-08-21

Edição

Secção

Artigos