A comunicação dos partidos políticos portugueses no Facebook: A campanha eleitoral no meio digital

Autores

  • Bárbara Ramos Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Cláudia Rafaela Lobo Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Henrique Tomé Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Salomé Silva Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Resumo

Este artigo tem como objetivo perceber de que forma os partidos políticos portugueses com assento parlamentar utilizam a rede social Facebook como ferramenta de assessoria de imprensa, tendo como finalidade verificar o que pode significar na sua estratégia de comunicação. Para alcançar o objetivo principal desta pesquisa, vão ser apresentadas bases teóricas relacionadas com o Facebook, a comunicação política e a comunicação política nas redes sociais, que servirão de apoio para a posterior análise metodológica. A pesquisa baseou-se em todas as publicações feitas no Facebook dos nove partidos durante o período oficial de campanha anterior às Eleições Legislativas de 2019 (entre 22 de setembro e 4 de outubro). Para isso, foram elaboradas tabelas que contemplam todas as publicações e dados sobre essas mesmas. Partindo daí, foram usadas técnicas como a observação, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo.

Palavras-chave: Comunicação Política, Facebook, Interação online, Campanha eleitoral, Partidos portugueses.   

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Publicado

2020-11-13