As Legislativas 2019 e a eficácia das estratégias de comunicação no Instagram

Autores

Resumo

O presente artigo aborda a eficácia das estratégias de comunicação política usadas no Instagram dos partidos políticos nacionais, na campanha das legislativas portuguesas de 2019. Neste sentido, foi realizada uma análise de conteúdo dos 164 posts do Instagram do PS, PSD, Iniciativa Liberal e Livre, entre 22 de setembro e 4 de outubro de 2019. Aferiram-se as estratégias de broadcasting, mobilização e personalização, nas quais foi medido o engagement rate. Finalizada a análise verificou-se que, no PS e o PSD, a eficácia se revelou mais fácil em termos de broadcasting e na personalização. Já no Liberal e no Livre também não se verificou uma maior eficácia na mobilização, mas no broadcasting.
    
Palavras-chave: Estratégias de comunicação; Instagram; Comunicação política; Partidos políticos portugueses.


Biografias Autor

Mariana Isabel Correia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Estudante ciências da comunicação

Cristina Santos, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Estudante ciências da comunicação

Miguel Silva, Faculdade de Letras: Universidade do Porto

Estudante ciências da comunicação

Downloads

Publicado

2020-11-13