“Jornalismo de peito aberto": o consumo de conteúdo jornalístico no podcast Mamilos
Resumo
Este artigo busca identificar as práticas de consumo do público do podcast Mamilos. Para isso, esta pesquisa parte de conceitos como o jornalismo pós-industrial, a transição da produção sonora jornalística para a internet e a origem e características dos podcasts no Brasil e no mundo. A partir da aplicação de um questionário com a audiência do podcast foi possível identificar o perfil do consumidor e a maneira como o conteúdo é consumido. Os resultados também permitiram concluir que há um entendimento geral de que o podcast Mamilos entrega um conteúdo jornalístico aos seus ouvintes, que buscam nos programas discussões com opiniões diversas.
Palavras-chave: Podcast. Consumo. Podcast Mamilos. Jornalismo independente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).