“Jornalismo de peito aberto": o consumo de conteúdo jornalístico no podcast Mamilos

Autores

  • Vanessa Amalia Dalpizol Valiati Universidade Feevale
  • Gabriela Barboza Cardoso Universidade Feevale
  • Letícia Prior Breda Universidade Feevale

Resumo

Este artigo busca identificar as práticas de consumo do público do podcast Mamilos. Para isso, esta pesquisa parte de conceitos como o jornalismo pós-industrial, a transição da produção sonora jornalística para a internet e a origem e características dos podcasts no Brasil e no mundo. A partir da aplicação de um questionário com a audiência do podcast foi possível identificar o perfil do consumidor e a maneira como o conteúdo é consumido. Os resultados também permitiram concluir que há um entendimento geral de que o podcast Mamilos entrega um conteúdo jornalístico aos seus ouvintes, que buscam nos programas discussões com opiniões diversas.

Palavras-chave: Podcast. Consumo. Podcast Mamilos. Jornalismo independente.

Biografias Autor

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale.

Gabriela Barboza Cardoso, Universidade Feevale

Graduada do Curso de Jornalismo da Universidade Feevale. 

Letícia Prior Breda, Universidade Feevale

Bolsista de de Iniciação Científica da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2020-08-08

Edição

Secção

Artigos