Ética na vida, nas profissões e nas organizações: reflexões para debate nos diversos cursos universitários e politécnicos

Autores

Resumo

Trata da ética e sua aplicabilidade para a conduta de vida cotidiana das organizações e na profissão. Faz um construto da definição da ética, a ética no dia a dia, a ética e os códigos de conduta das organizações e a ética na profissão. Encerra questionando o papel do ser profissional e do porquê ter uma profissão. Aborda a ética na perspectiva do novo momento que vivemos de infosfera e nas mudanças comportamentais dos seres cada vez mais afetados pelas tecnologias. Tem por objetivo levar o leitor, tanto como cidadão quanto como profissional, a refletir sobre o seu comportamento e conduta na atualidade e apela por condutas mais éticas. Trata-se de um estudo teórico, reflexivo, aplicável e qualitativo. Conclui que as profissões surgem, evoluem e desaparecem com a evolução da sociedade, dos modos de produção e das tecnologias. Conclui que condutas e comportamentos mudam na medida em que a sociedade e a cultura evoluem, mas a ética persiste. Acredita que é possível pessoas, tanto no âmbito pessoal como no profissional, terem condutas éticas e serem prósperas em tempos que prevalece a tecnologia e a infosfera.

Palavras-chave: Ética; Ética profissional; Profissão; Ética Empresarial; Comportamento Ético; Código de Conduta; Código de Ética.

Biografias Autor

Roberto Vilmar Satur, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Mediações Interculturais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutor pela Universidade do Porto. Pós-Doutor em Informação e Comunicação na Universidade do Porto (Portugal). Doutor em Ciência da Informação e Mestre em Economia pela UFPB. Doutorado revalidado pelo ICPD da Universidade do Porto e homologado pelo DGES do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Especialista em Comércio Exterior e Bacharel em Economia pela UNIJUI. Bacharel em Administração pela URI. Membro do Grupo de Pesquisa GIACO (UFPB), do CITCEM da Universidade do Porto e líder do grupo de pesquisa MINNI-Mundo (Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo). Atuação como pesquisador, professor e/ou gestor na UFPB, UERGS, URI, ULBRA e UNIJUI. Avaliador do MEC-INEP

Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras - Universidade do Porto

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho e graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. CoDiretor do Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, realização conjunta da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Pelo seu trabalho de décadas dedicado à Ciência da Informação e Documentação, Arquivologia, Museologia, Comunicação, Literacia da Informação e Plataformas Digitais tem atuado como conferencista, professor convidado, pesquisador-colaborador, orientador e consultor ad hoc em diversas universidades do exterior e também nas universidades portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa. Membro do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) onde desenvolve trabalho como investigador. Autor de diversas obras nas Ciências Sociais e Ciências Humanas, especialmente as voltadas para a Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2020-08-08

Edição

Secção

Artigos