A sala de aula invertida num cenário potencial de integração com a Wikipédia

Sergio Francisco Sargo Ferreira Lopes, Luís Manuel Borges Gouveia, Pedro Alexandre da Cunha Reis

Resumo


A democratização no acesso a informação e conhecimento, potencializada em grande parte pelos meios digitais, em especial a Internet, tem apresentado uma série de novos paradigmas, principalmente ao meio académico, que através de amplos estudos e investigações, busca constantemente compreender a relação das pessoas no trato da informação e do conhecimento, como por exemplo, no que se refere a forma, quantidade e qualidade da informação disponibilizada. Dentro desse amplo contexto destaca-se a Wikipédia, uma enciclopédia digital online que tem por premissa ser colaborativa, universal e multilíngue, de modo que todas as pessoas possam contribuir no seu aperfeiçoamento, com foco na objetividade e melhoria contínua do conteúdo enciclopédico. O objetivo do presente artigo é demonstrar um cenário potencial de integração da Wikipédia, com o modelo de ensino da sala de aula invertida (ou flipped classroom), que propõe uma abordagem alternativa de b-learning, um derivado do e-learning, que mescla aulas presenciais e à distância (ensino híbrido), valendo-se fortemente das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Sala de aula invertida,Wikipédia, tecnologias digitais, b-learning.


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