A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE

Duas propostas didáticas

Autores

  • Catarina Raposo Santos de Matos
  • Ângela Cristina Ferreira Renna de Carvalho

Resumo

Este artigo dá a conhecer um estudo de caso realizado com o objetivo de averiguar a pertinência do uso didático de curtas-metragens na aula de Português Língua Estrangeira. O projeto foi desenvolvido junto de uma turma de nível A2, do Curso Anual de Português para Estrangeiros do ano letivo 2016-2017, no contexto do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, partindo dos conhecimentos decorrentes da revisão da literatura sobre o tema e da análise do contexto de intervenção, planificámos e implementámos duas propostas de exploração didática de curtas-metragens, sob a orientação dos princípios
metodológicos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, e procedemos à recolha e análise de dados e consequente avaliação. Os resultados desta investigação permitem-nos confirmar as múltiplas possibilidades da curtametragem no desenho de atividades motivadoras, voltadas para o estudo de conteúdos variados, para o exercício integrado das atividades de língua
primárias e para o desenvolvimento das diferentes competências mobilizadas na situação de comunicação.

 

DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a3

Downloads

Publicado

2024-01-09