Erros ortográficos no presente em professores do futuro

relação (im)provável?

Autores

  • José António Costa
  • Inês Oliveira
  • Joana Querido
  • Ana Sofia Lopes

Resumo

A escrita corresponde a uma atividade linguística complexa e envolve
o domínio das competências gráfica, ortográfica e compositiva, que se
pressupõe que tenha sido alcançado até ao final da escolaridade obrigatória.
Direcionando a atenção para a competência ortográfica, aquela que se encontra
em relevo no presente artigo, importa referir que o seu desenvolvimento é
essencial para qualquer indivíduo, porém a sua preponderância aumenta sobejamente
no caso de futuros professores, que se assumem como responsáveis
por garantir a sistematização do conhecimento das convenções ortográficas.
Assim, foi desenvolvido um estudo na Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico do Porto, que procurou i) avaliar o nível de estabilização
da competência ortográfica dos estudantes à entrada no Ensino Superior (ES);
ii) apurar o tipo de erros ortográficos mais recorrentes no nível de ensino em
destaque; e iii) verificar a existência de uma relação entre a frequência de erros
e o curso do Ensino Secundário frequentado pelos estudantes. Para cumprir
estes objetivos, procedeu-se ao levantamento e à análise das incorreções ortográficas
presentes em 104 provas de avaliação da unidade curricular Gramática
da Comunicação, do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica. Os resultados
confirmam que as fragilidades no desempenho ortográfico persistem no ES,
situando-se com maior preponderância ao nível das regras de correspondência
grafema-fonema e da acentuação gráfica.

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Publicado

2025-01-21