Áreas de estudo da didática do francês investigadas pelos professores em formação inicial na Faculdade de Letras do Porto
Resumo
Este estudo tem como principal objetivo realizar um levantamento
das competências, da área da didática do francês língua estrangeira, privilegiadas
pelos professores estagiários aquando da escolha do objeto de estudo
de investigação-ação durante o ano de estágio. O estudo analisa os conteúdos
dos relatórios de estágio produzidos e defendidos pelos professores em formação
inicial, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito
do mestrado em ensino com componente de língua francesa do Ensino Básico
e Secundário. Na análise realizada, observámos quais as estratégias de ensino
a que os estagiários mais recorrem, ao serviço de que atividades linguísticas
determinadas estratégias aparecem mais vezes, e quais os recursos e materiais
didáticos mais utilizados. Identificamos os relatórios que fazem referência
direta a conceitos do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), as
dificuldades e os problemas detetados pelos estagiários que fundamentam a
escolha do tema de investigação e a justificação da estratégia implementada.
Deparámo-nos com o fator motivação na maioria dos relatórios e reparámos
na ausência de certas estratégias e recursos que poderiam estar ao serviço da
motivação.
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