A aplicabilidade do conceito de Projeto Didático de Gênero no ensino básico

o gênero textual miniconto para as práticas de escrita em Língua Portuguesa

Autores

  • Luciano Magnoni Tocaia
  • André Alexandre Santos Tavares

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa
(Tavares, 2024) sobre o aprendizado da produção escrita em aulas de Língua
Portuguesa em uma escola particular brasileira, assumindo o lugar fundamental
da escrita como instrumento para o desenvolvimento de capacidades de
linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004). Para tanto, o estudo se baseia nas propostas
teórico-metodológicas desenvolvidas no quadro do interacionismo sociodiscursivo
(ISD), de acordo com a perspectiva de Bronckart (2007, 2021),
no uso dos gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas (Schneuwly;
Dolz, 2004; Tocaia e Lousada, 2024) e no desenvolvimento do Projeto Didático
de Gênero (Guimarães; Kersch, 2012, 2014, 2015) como proposta metodológica
para o ensino do gênero textual miniconto. Metodologicamente, a pesquisa
consiste em analisar duas produções escritas iniciais e duas produções escritas
finais do gênero miniconto realizadas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
II, de acordo com as categorias propostas pelo modelo de análise de
textos do ISD e com o modelo didático de gênero elaborado. A partir dos textos
produzidos e analisados, podemos verificar como se efetuam o desenvolvimento
e a apropriação das capacidades de linguagem (de ação, discursivas
e linguístico-discursivas) pelos estudantes durante a execução das atividades
propostas nos módulos que organizam o projeto didático apresentado. Os resultados
apontam para a eficácia desta metodologia de trabalho tanto para o
desenvolvimento das capacidades de linguagem quanto para o aprendizado
de produção textual escrita em Língua Portuguesa na educação básica.

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Publicado

2025-01-21