A reconfiguração do indivíduo derivada do Laboratório de Inclusão Digital e Literacia (LIL)

Autores

  • Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva É Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, aprovado com distinção e louvor, é graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
  • Edileusa Regina Pena da Silva Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Câmpus de Rondonópolis, em Mato Grosso - MT

Resumo

Este artigo estabelece uma proposta de implantação do Laboratório de Inclusão e Literacia Informacional (LIL) para adultos e idosos sem o domínio de ferramentas tecnológicas. Os parâmetros metodológicos procura envolver os alunos das escolas públicas no processo ensino-aprendizagem e uso das novas tecnologias para o público-alvo. Dessa forma, espera-se que, a implantação do Laboratório de Inclusão e Literacia (LIL) atenda às expectativas de criação de um espaço multidisciplinar para promoção da Inclusão Digital, sobretudo com a participação de crianças e adolescentes que neste novo cenário tecnológico-informacional e cognitivo são difusores de autonomia cidadã.

Palavras-chave: Autonomia Cidadã; Competência Informacional; Inclusão Digital de adultos e idosos; Laboratório de Inclusão e Literacia (LIL).

Biografias Autor

Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, É Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, aprovado com distinção e louvor, é graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Prof. Dr. Armando Manuel  Barreiros Malheiro da Silva é Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Edileusa Regina Pena da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Câmpus de Rondonópolis, em Mato Grosso - MT

Dra. Edileusa Regina Pena da Silva Associada I do curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis (MT)pena.edileusaregina@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-02-20

Edição

Secção

Artigos