Infraestrutura de segurança para gestão de riscos do Repositório Arquivístico Digital Confiável: um diálogo com a ISO 16363

Autores

Resumo

Este estudo contextualiza os requisitos da infraestrutura de segurança para gestão de riscos, preconizados pela ISO 16363, no âmbito da Arquivística. São perpassadas questões como: monitoramento das plataformas de hardware/software e suportes; políticas de backup; alterações de segurança em pontos críticos do sistema; gerenciamento de riscos; e plano de recuperação para desastres. A discussão segue a lógica dedutiva, realizando uma triangulação na qual a infraestrutura de segurança da ISO 16363 é o prisma da discussão, e o Repositório Arquivístico Digital Confiável é a categoria norteadora. Dessa forma, obtém-se um artigo de revisão assistemática com temática aberta, pautada nos referenciais da preservação digital. Por fim, observa-se a necessidade estabelecer uma preservação digital sistêmica, orientada às normas e padrões amplamente aceitos pela comunidade de preservação digital.

Palavras-chave: Preservação digital; Arquivística; Repositório digital; Confiabilidade.

Biografias Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharel em Arquivologia e mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Arquivista da Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação digital, gestão do conhecimento, diplomática contemporânea, gestão eletrônica de documentos e software livre.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca. Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado financiado pela Fundación Carolina/Universidad de Salamanca na Espanha em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Docente Permanente do PPGCI da UFF. Pesquisador PQ-2 CNPq - Bolsista de Produtividade. Membro presencial da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE/CONARQ). Líder do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa.

Downloads

Publicado

2020-02-20

Edição

Secção

Artigos