Informática Médica transoceânica: uma abordagem baseada em Wiki para ensino e aprendizagem
Resumo
A evidência sugere que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento de uma maior capacidade de trabalho em grupo podendo contribuir para melhores resultados cognitivos e um melhor desempenho nas atividades académicas. Neste artigo, descrevemos uma abordagem de ensino baseada em wiki que promove junto dos estudantes de expressão portuguesa, a produção colaborativa de materiais de aprendizagem relacionados com a Informática Médica, tendo para o efeito sido disponibilizada uma plataforma MediaWiki (http://aprendis.gim.med.up.pt). Neste trabalho é descrito o tipo de atividades desenvolvidas e apresentado um conjunto de estatísticas relacionadas com a utilização do wiki. Em seguida é discutido o potencial desta plataforma para o envolvimento dos estudantes, revelando que esta abordagem é capaz de promover a aprendizagem colaborativa e permite uma melhoria contínua dos materiais de ensino disponíveis para a comunidade.
Palavras-chave: Wiki; Informática Médica; Aprendizagem Colaborativa.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).