Os sítios da internet como ferramenta de promoção mediática das principais salas de concerto da Europa

Autores

  • Maria Clara Jorge Faculdade de Economia da Universidade do Porto
  • Vasco Ribeiro Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Resumo

Este capítulo tem como propósito conhecer e comparar os serviços de assessoria de imprensa das mais relevantes salas de concerto da Europa, nomeadamente o modus operandi dos profissionais de comunicação no processo de promoção das atividades artístico-musicais. Para isso foram estudadas 24 salas de espetáculo da Europa, das quais 21 são integrantes da European Concert Hall Organization (ECHO) e três são, para além da programação cultural, relevantes do ponto de vista arquitetónico. Metodologicamente optou-se pelo inquérito por questionário, complementado por análise aos conteúdos aos sítios web de cada instituição cultural. Entre os resultados destacamos o fornecimento de conteúdos pré-formatados (Maat, 2008) ou informação subsidiada (Gandy, 1982) - vulgo  press release - como a principal técnica de indução de notícias.

Palavras-chave:. Assessoria de imprensa; comunicação artística-cultural; promoção cultural; press release.

Downloads

Publicado

2020-02-20

Edição

Secção

Artigos