Angola: apontamentos para uma História Social da Cultura
Resumo
Este artigo é dividido em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão a respeito da produção historiográfica, sobretudo a realizada em língua portuguesa, acerca do período colonial em Angola, enfatizando-se o que tem sido feito e o que ainda há por fazer no terreno da história social da cultura. Embora não se faça uma análise quantitativa ou exaustiva da produção dos historiadores sobre Angola, apresentam-se algumas considerações, baseadas nas minhas próprias leituras e impressões.
Na segunda parte, discutem-se alguns aspetos do período colonial em Angola, a partir da minha própria pesquisa. Mais do que demonstrar caminhos já percorridos, o objetivo é evidenciar o potencial da história social da cultura para a compreensão da sociedade colonial.
Palavras-chave: Angola, Colonialismo, Historiografia, História Social da Cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Africana Studia

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores cedem à Revista Africana Studia o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
As imagens, no caso de serem originais e enviadas por via postal, serão devolvidas se assim for explicitado pelos autores.
A Africana Studia é uma revista de acesso aberto que visa promover a divulgação e o debate da investigação científica. Todos os artigos aceitos são, portanto, publicados gratuitamente para autores e editores.