Colonialismo-tardio, pós-colonialismo e cultura popular nos subúrbios de Maputo: um olhar a partir da marrabenta (1945-1987)
Resumo
O artigo explora questões referentes aos debates bibliográficos, principalmente no campo historiográfico, elaborados a partir de análises circunscritas ao período do colonialismo tardio (1945-1975) e do pós-colonialismo (1975-1987) no sul de Moçambique, estabelecendo um diálogo com a aplicabilidade do conceito de “cultura popular” para os estudos do passado contemporâneo africano. Para isso, lança um olhar sobre uma produção acadêmica que dedicou atenção para alguns aspectos referentes ao campo da produção artística moçambicana, com um enfoque na bibliografia dedicada à análise de variados aspectos que envolvem a formação, criação e consolidação do ritmo musical denominado de marrabenta. O objetivo é o de apresentar uma leitura crítica sobre o estado da arte em que se encontram as investigações sobre o passado moçambicano para o período entre as décadas de 1950 e 1980, salientando algumas críticas e caminhos possíveis de investigação e novas abordagens.
Palavras-chave: Colonialismo, pós-colonialismo, cultura popular, Moçambique.
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