Marrabenta: as dinâmicas históricas e socioculturais no contexto do seu surgimento
Resumo
Este artigo a aborda a dimensão da marrabenta como um estilo de música tornado símbolo da identidade cultural moçambicana, a partir da década de 1960. Em resposta a diversos questionamentos surgidos o debate público sobre o tema, que intensificaram-se consideravelmente na passagem da década de 2000 para 2010 nos meios de comunicação social do país, o ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultural realizou, entre os anos de 2011 e 2014, uma pesquisa com o objetivo de contribuir para a discussão a partir de uma perspetiva etnomusicológica, na qual foram privilegiados três eixos principais
de análise: origem, autenticidade e representatividade.
Para o efeito, a investigação focalizou o contexto histórico e as dinâmicas sociais que estão na base deste estilo musical considerado como genuinamente moçambicano.
Palavras-chave: Marrabenta, Moçambique, identidade nacional.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Africana Studia

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores cedem à Revista Africana Studia o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
As imagens, no caso de serem originais e enviadas por via postal, serão devolvidas se assim for explicitado pelos autores.
A Africana Studia é uma revista de acesso aberto que visa promover a divulgação e o debate da investigação científica. Todos os artigos aceitos são, portanto, publicados gratuitamente para autores e editores.