Associativismo, Desporto e Identidade em Moçambique (décadas de 1920 a 1950)
Resumo
O presente trabalho apela ao contributo das diversas perspetivas das ciências sociais para a questão da produção e afirmação de identidades, de particular relevância para o associativismo e, mais particularmente, para o associativismo desportivo em
Moçambique.
Com recurso a fontes impressas e de arquivo, procurou-se identificar as possíveis representações que expressavam essas identidades. Os dados recolhidos sugerem que associações e clubes desportivos se constituíram em espaços de representação de identidades culturais de várias comunidades, através da manutenção de seus elementos culturais específicos, como a língua, símbolos de exaltação e de incentivo à prática desportiva em prol da emancipação e afirmação cultural.
Palavras-chave: Associativismo, desporto, identidade,representação social.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Africana Studia
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores cedem à Revista Africana Studia o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
As imagens, no caso de serem originais e enviadas por via postal, serão devolvidas se assim for explicitado pelos autores.
A Africana Studia é uma revista de acesso aberto que visa promover a divulgação e o debate da investigação científica. Todos os artigos aceitos são, portanto, publicados gratuitamente para autores e editores.