Dinâmicas do desenvolvimento e desafios actuais
Resumo
Associando os domínios da história e da antropologia africanistas e conjugando as reflexões teóricas com estudos de caso na África subsaariana. analisam-se, em primeiro lugar, as relações necessárias entre o desenvolvimento económico e o desenvolvimento social e cultural e. igualmente, alguns efeitos perversos de uma concepção desenvolvimentista de matriz ocidental. Propõem-se. em seguida, questionamentos sobre as novasvelhas problemáticas sociais e políticas das identidades étnicas e culturais e das suas representações. Por fim analisa-se a gestão política da heterogeneidade étnica e cultural, nomeadamente quanto à (re}construção de processos de identificação e reivindicação étnica do poder e quanto ã recomposição das relações entre a sociedade global e o Estado, referentes aos desafios de democratização.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores cedem à Revista Africana Studia o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
As imagens, no caso de serem originais e enviadas por via postal, serão devolvidas se assim for explicitado pelos autores.
A Africana Studia é uma revista de acesso aberto que visa promover a divulgação e o debate da investigação científica. Todos os artigos aceitos são, portanto, publicados gratuitamente para autores e editores.