Para Timor-Leste, a independência do Sahara Ocidental é fundamental
Resumo
O ano de 1975 marcou dois territórios distantes entre si – Timor-Leste e o Sahara Ocidental, duas colónias da mesma Península (respetivamente, Portugal e Espanha) – e iniciou uma longa história similar com um segundo período colonial.
Decorridos 17 anos após a restauração da independência, Timor-Leste assume como uma das prioridades da sua política externa o apoio aos povos que lutam pela sua autodeterminação, entre os quais se destaca o do Sahara Ocidental. Neste contexto de solidariedade entre os povos, Timor-Leste apela à Organização das Nações Unidas (ONU) para transferir para a Missão de Paz estabelecida no território do Sahara Ocidental, as competências de assistência humanitária, proteção da população civil, e outras atividades relativas à garantia dos direitos universais.
Palavras-chave: Autodeterminação, referendo, Timor-Leste, Saara Ocidental.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores cedem à Revista Africana Studia o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
As imagens, no caso de serem originais e enviadas por via postal, serão devolvidas se assim for explicitado pelos autores.
A Africana Studia é uma revista de acesso aberto que visa promover a divulgação e o debate da investigação científica. Todos os artigos aceitos são, portanto, publicados gratuitamente para autores e editores.