CHAMADA DE ARTIGOS: CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 20
CHAMADA DE ARTIGOS
CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 20
N.º 20, 2.º semestre de 2025
Dossiê temático: «Humanidades Digitais: debates e práticas no ensino e investigação»
Editores: Hugo Ribeiro da Silva (CITCEM/FLUP) e Sara Dias-Trindade (CITCEM/FLUP)
Gold e Klein referiam-se, em 2012, na sua introdução à obra Debates in the digital humanities, ao «momento das humanidades digitais». As diversas publicações que cada vez mais se dedicavam ao tema demonstravam que, como referem os autores, as DH se tinham tornado «the thing». Este momento não perdeu fôlego. Pelo contrário, desde então têm aumentado não só as publicações, mas, sobretudo, os projetos que demonstram que as DH se afirmaram enquanto «critical scholarly resource», tendo o potencial de oferecer abordagens inovadoras, fruto da intersecção entre a tecnologia digital e as humanidades, contribuindo desse modo para modificar a investigação, o ensino e mesmo a participação do público em geral nos diferentes domínios das Humanidades, numa abordagem mais integrada e abrangente do estudo da cultura e da história humanas.
Por um lado, as técnicas de «data minning», ou de visualização de dados, possibilitam a análise de conexões, de tendências e de uma compreensão mais holística de fenómenos culturais complexos. Por outro lado, a sua aplicação em ambientes educativos pode modificar a experiência de sala de aula, trazendo outras experiências, outros recursos e novos ou diferentes olhares sobre as Humanidades, não só potenciando os processos de ensino e de aprendizagem, mas preparando os estudantes para viver e trabalhar em ambientes cada vez mais digitais.
Este dossiê temático pretende, assim, contribuir para a disseminação do trabalho que vem sendo desenvolvido neste campo.
Temas possíveis:
- De que modo o digital está a influenciar a agenda intelectual das várias disciplinas das Humanidades?
- «Onde está a crítica cultural nas Humanidades Digitais?» (A. Liu)
- Estudos de caso de projetos com recurso às ferramentas digitais no campo da Arqueologia, História, História de Arte, Literatura, Linguística e Ciência da Informação.
- A digitalização dos arquivos — potencialidades e desafios.
- As bibliotecas e os novos utilizadores na era da Inteligência Artificial (IA).
- O uso da IA e suas implicações éticas na investigação e no ensino.
- A alfabetização/literacia digital crítica nos programas e práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino.
- A democratização do acesso ao conhecimento e inclusão digital.
- Estratégias para preparar futuros professores para adotarem pedagogias de humanidades digitais adaptadas às necessidades dos seus alunos.
A aceitação dos textos estará sujeita a peer review.
Para além do dossiê temático, a revista CEM aceita outros estudos na secção Vária assim como notícias e recensões críticas.
A DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS É 22-04-2025.
OS AUTORES DEVEM IDENTIFICAR O NÚMERO DA CEM NO TÍTULO DO ARTIGO.
Línguas aceites: português, inglês, francês e espanhol.