A memória das coisas na expressão da dança:

Ismael Ivo e o café

Autores

  • Silvia Maria do Espírito Santo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
  • Cláudia Leonor Centro Universitário do Sagrado Coração – UniSagrado, Bauru, Brasil
  • Lotúmolo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Colonial, Decolonial, Descolonial, Distopia, Dança, Ismael Ivo, Café

Resumo

O artigo analisa a performance I had too much coffee, de Ismael Ivo, dirigida pelo alemão Ralf Schmerberg em 2002. A partir do documento audiovisual, os valores humanos expressos pela linguagem corporal do dançarino trazem à tona os conceitos de «colonial», «descolonial» e «decolonial». O audiovisual é rico em referências da linguagem corporal e pode ser interpretado pelo conceito de intriga no âmbito da concepção de narrativa de Paul Ricoeur. A pesquisa analisa e identifica as significações sociais da memória cultural do café a partir da compreensão das narrativas virtuais em tempos de distopia e dos significados que emergem do conceito de colonial. O estudo se faz a partir do audiovisual e descreve os elementos da análise documental com base nas críticas da teoria social, possibilitando-nos confrontar as impressões da atualidade e as memórias eleitas do passado. Da análise procede uma compreensão que vai além das percepções imediatas que o entretenimento permite, articulando assim os argumentos operativos da realidade social.

Biografias Autor

Silvia Maria do Espírito Santo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Possui graduação em sociologia e politica pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981), Especialização em Patrimônio Cultural FAU-USP-FUPAM (1990), mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente realizou pós-doutoramento na Universidade do Porto, Portugal (2014-2015), com a temática do Café. Projeto "O corredor do café virtual confluente na dimensão da informação estruturada" (FAPESP). É professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - DEDIC- BCI - Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação, Organização da Informação e Mediação da Informação atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, museologia e ciência da informação. Avaliação, Pareceres Ad Hoc e Titular no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP2017-2018) . Membro Colaborador do CITCEM-DC-Cultura Digital. Membro do Grupo e Apoio Pedagógico de Ribeirão Preto - GAPRP. Blog profissional: https://silviamariadoespiritosanto.blog/. (Fonte: Currículo Lattes)

Cláudia Leonor , Centro Universitário do Sagrado Coração – UniSagrado, Bauru, Brasil

Historiadora (FFLCH-USP). É bolsista, doutoranda em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento da Universidade Lusófona do Porto-Portugal. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) e do CICANT – Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Universidade Lusófona do Porto. É Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Pítia: Memória e Mediação.

Lotúmolo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

José Lotúmolo Júnior - Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Criador do Museu da Loja Maçônica Eterno Segredo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação e preservação de patrimônio cultural. Tem Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) da Universidade Federal de São Carlos. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) da Universidade Federal de São Carlos. Integrante do Grupo de Pesquisa Pítia: Memória e Mediação.

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Publicado

12-06-2024

Edição

Secção

Dossier Temático