A memória das coisas na expressão da dança:
Ismael Ivo e o café
Palavras-chave:
Colonial, Decolonial, Descolonial, Distopia, Dança, Ismael Ivo, CaféResumo
O artigo analisa a performance I had too much coffee, de Ismael Ivo, dirigida pelo alemão Ralf Schmerberg em 2002. A partir do documento audiovisual, os valores humanos expressos pela linguagem corporal do dançarino trazem à tona os conceitos de «colonial», «descolonial» e «decolonial». O audiovisual é rico em referências da linguagem corporal e pode ser interpretado pelo conceito de intriga no âmbito da concepção de narrativa de Paul Ricoeur. A pesquisa analisa e identifica as significações sociais da memória cultural do café a partir da compreensão das narrativas virtuais em tempos de distopia e dos significados que emergem do conceito de colonial. O estudo se faz a partir do audiovisual e descreve os elementos da análise documental com base nas críticas da teoria social, possibilitando-nos confrontar as impressões da atualidade e as memórias eleitas do passado. Da análise procede uma compreensão que vai além das percepções imediatas que o entretenimento permite, articulando assim os argumentos operativos da realidade social.