GEOMOVE…porque todos somos migrantes
Resumo
Integrado no Projeto Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que promove a articulação entre estudantes e docentes/investigadores de estabelecimentos do ensino básico/secundário e superior (faculdades e centros de investigação), apresenta-se o trabalho desenvolvido pela parceria estabelecida entre a Escola Secundária Alexandre Herculano e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este trabalho, designado GEOMOVE – Reconstrução de Fluxos Migratórios, tem como objectivo principal perceber os contextos espaciais implicados na ‘história de vida’ dos estudantes e dos seus familiares, visando sensibilizar os intervenientes para um fenómeno atual – as migrações – através de um desenho conceptual e metodológico que se enquadra nos princípios da Educação para a Cidadania. Através da aplicação de um inquérito online, cujos resultados foram analisados estatisticamente e cartografados, de acordo com diferentes etapas que envolveram todos os intervenientes, demonstra-se como através de um trabalho projeto que envolve o espaço de vivência dos estudantes estes são sensibilizados para um problema real, envolvendo-os num estudo que, contribuindo para a sua ‘cultura científica’, pode ser a base do desenvolvimento de uma postura mais ativa perante os problemas da sociedade.
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