A geografia é uma ciência?
Resumo
Henri Baulig (1877-1962) foi um geógrafo francês. Aluno de Vidal de La Blache, destacou-se na Geografia física (Geomorfologia) apesar de conceder sempre importância à História. Após obter o Diplôme d’Études Supérieures em Geografia (1903), estudou nos Estados Unidos da América com William Morris Davis tendo aplicado e divulgado as suas ideias em França. Foi professor nas Universidades de Rennes (1912-1919) e Estrasburgo (1919-1947).
Neste texto, publicado em 1948, discorre sobre a natureza da Geografia e, partindo da sua história, após o conflito mundial, interroga-se sobre o seu futuro. Chama a atenção para a antiguidade e originalidade da Geografia, tanto na forma e conteúdo como no método, dando relevo a Ritter e Humboldt. Nota a relação entre Geografia e História, o papel da Geografia como tronco de onde brotam outras disciplinas com autonomia e a forma como o Homem influencia a superfície terrestre. Conclui afirmando a importância do estudo das inter-relações dos fenómenos à superfície do planeta, das escalas, da descrição geográfica e do mapa: «O que é então, em definitivo, a Geografia? Podemos responder que é primeiro um método, ou, se preferirmos, uma forma de considerar as coisas, os seres, os fenómenos nas suas relações com a Terra: localização, extensão, variações locais e regionais de frequência ou de intensidade. Desde logo, o mapa é um instrumento indispensável, não somente de expressão, mas também de investigação. (...) também a Geografia se aplica a pensar as coisas e os acontecimentos terrestres em função da Terra, concebida não como um suporte inerte, mas como um ser dotado de uma atividade própria (...)»
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).