A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2

Autores

  • Ângela Filipe Lopes

Resumo

A avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de
difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para
esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a
qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como
na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita
sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical
como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al.
(1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A
sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado
(C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em
duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se,
em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre
da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar,
ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as
tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão
lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada.
Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em
que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais
elevadas nos dois parâmetros medidos.

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Publicado

2021-12-13