O texto literário na aula de PLE

Algumas considerações e uma proposta para a didatização do conto Bibliotecas, de Valter Hugo Mãe

Autores

  • Daniel Ferreira
  • Isabel Margarida Duarte

Resumo

O uso do texto literário resulta em estratégias extremamente
produtivas para a aula de língua estrangeira. O recurso a este material ocasiona
uma oportunidade única para a prática reflexiva sobre a língua-cultura-alvo e,
consequentemente, viabiliza o treino de competências não somente linguísticas
como, ainda, cognitivas, estéticas, culturais, sociais e humanas (Conselho da
Europa 2001, 2018). A partir destes pressupostos, o estudo em apreço visa a
promoção do texto literário no contexto de ensino-aprendizagem de Português
Língua Estrangeira (PLE) e, para o efeito, segue-se a problematização de
algumas teorias e práticas. No final, sugere-se uma proposta de didatização
de “Bibliotecas”, conto da autoria de Valter Hugo Mãe, como sugestão para a
introdução do texto literário na aula de PLE.

Downloads

Publicado

2021-12-13