Originalidade na escrita acadêmica
a pergunta de pesquisa em foco
Resumo
Neste artigo, discuto o tema da originalidade na escrita acadêmica
e de sua estreita relação com a pergunta de pesquisa, tomando por base
os estudos de Maria da Graça Lisboa Castro Pinto. São inquestionáveis a
importância da formalização da pergunta, como orientadora de uma escrita
portadora de originalidade, assim como a dificuldade que pós-graduandos têm
para elaborá-la dessa perspectiva, o que consiste em um desafio a ser superado
já no início do desenvolvimento de uma pesquisa. Sabe-se que pergunta bem
definida e em consonância com a natureza da escrita acadêmica, que tem, na
originalidade, seu traço essencial, subsidia o autor na explicitação de sua voz,
na articulação do aporte teórico e na reflexão sobre ele, no estabelecimento de
categorias de análise e na discussão de resultados. Para ilustrar o tema tal como
situado, trago à discussão depoimentos de pós-graduandos de três grandes
universidades brasileiras e aponto alguns caminhos com vistas à abordagem
da escrita acadêmica, com foco na pergunta de pesquisa.
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