Mil e um traços de afirmação feminina
para uma leitura do tríptico magrebino de Cristina Robalo Cordeiro
Resumo
Este artigo ensaio propõe-se analisar dois romances de uma trilogia em curso da
professora e ensaísta Cristina Robalo Cordeiro – Fuga Marroquina (2016) e A lição de Pintura
(2021), mediante a exposição de três linhas transversais e complementares de leitura que,
salientando as vertentes representacional, intercultural e heurística deste seu projecto literário em
torno do Magrebe, visam em última instância apreender o(s) sentido(s) do compromisso que a
autora mantém tanto com a narrativa ficcional como com a francofonia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Intercâmbio - Revista de Estudos Franceses da Universidade do Porto aceita textos de diversa natureza: artigos, recensões, notas de leitura. Os textos poderão ser apresentados em francês ou em português.
Os textos apresentados terão de ser originais, assumindo os autores que não foram publicados, qualquer que tenha sido a sua forma de apresentação. Excecionalmente o Conselho de Redação poderá aceitar trabalhos já publicados, desde que considerados relevantes.
Os textos serão sujeitos a um processo de avaliação com vista à sua possível publicação. A direção de Intercâmbio - Revista de Estudos Franceses da Universidade do Porto, efetuará uma avaliação inicial que tomará em conta a relevância do texto face à linha editorial, a qualidade e o cumprimento integral das normas formais de apresentação estipuladas no presente documento