Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
Resumo
Based on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner.Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Intercâmbio - Revista de Estudos Franceses da Universidade do Porto aceita textos de diversa natureza: artigos, recensões, notas de leitura. Os textos poderão ser apresentados em francês ou em português.
Os textos apresentados terão de ser originais, assumindo os autores que não foram publicados, qualquer que tenha sido a sua forma de apresentação. Excecionalmente o Conselho de Redação poderá aceitar trabalhos já publicados, desde que considerados relevantes.
Os textos serão sujeitos a um processo de avaliação com vista à sua possível publicação. A direção de Intercâmbio - Revista de Estudos Franceses da Universidade do Porto, efetuará uma avaliação inicial que tomará em conta a relevância do texto face à linha editorial, a qualidade e o cumprimento integral das normas formais de apresentação estipuladas no presente documento